Pular para o conteúdo

5 curiosidades sobre o hidrogênio verde

  • Blog

 Hidrogênio verde é um tipo de combustível, muito leve e com grande poder calorífico que pode ser obtido por meio do processo de eletrólise da água. Nele, a água é separada em seus componentes básicos, hidrogênio e oxigênio, usando eletricidade gerada a partir de fontes renováveis. Ao contrário do hidrogênio produzido a partir de combustíveis fósseis, o hidrogênio verde é considerado uma fonte de energia limpa e renovável. Muito importante para a transição energética no nosso país.

A Gurgel Chem separou 5 curiosidades para você entender melhor sobre.

1. É considerado uma fonte de energia limpa e renovável por não emitir dióxido de carbono (carbono zero) ou outros poluentes atmosféricos durante sua produção ou uso, ou seja, é uma fonte limpe de sua produção ao consumo, pois produz como apenas vapor d’água

2. Pode ser usado para armazenar energia gerada por fontes renováveis, permitindo que ela seja usada quando não há sol ou vento suficientes para gerar eletricidade. 

3. Também pode ser usado na produção de amônia verde, que é uma alternativa mais sustentável à amônia produzida a partir de combustíveis fósseis. 

4. Sua produção ainda é relativamente cara, mas espera-se que os custos diminuam à medida que a tecnologia de produção de energia renovável se torne mais acessível.

5. No Estado do Ceará, há um projeto em andamento para a produção de hidrogênio verde a partir de energia eólica. O Projeto H2CE, é uma iniciativa conjunta da Companhia Energética do Ceará (Coelce) e da empresa italiana Enel Green Power, que tem como objetivo produzir até 5 toneladas de hidrogênio verde ao dia a partir de um parque eólico localizado no Trairi, no litoral cearense. 

Em resumo, o hidrogênio verde é uma solução viável e necessária para enfrentar os desafios ambientais e energéticos que enfrentamos atualmente. Ao adotar essa fonte de energia limpa e renovável, podemos construir um futuro mais sustentável e garantir um planeta saudável para as gerações futuras. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *